quarta-feira, 28 de setembro de 2016

BEM AVENTURADOS OS POBRES DE ESPÍRITO





O  Sermão da Montanha – Licao 1  - 1ª. Bem-aventuranca
1. O que Jesus tinha como missão anunciar?    Mat. 4:17, 23, Marc. 1:14 e 15, Daniel 9:25, Gal. 4:4.
2. A quem Jesus pregou o que passou a ser conhecido como Sermão do Monte? Mat 5:1
3.  Quais os objetivos de Jesus  ao pronunciar o Sermão do Monte? Mat 5:20
Dar uma nova interpretação da Lei e da Justiça, diferente da que era comum naqueles dias. Será que isso também não diz respeito a nossa maneira de ver a Lei e a Justiça hoje? Naquele tempo, a percepção dos religiosos, era de que  o único propósito do Messias era restabelecer o Reino de Judá. Sua visão da missão de Jesus estava obscurecida por falsas expectativas e precisava de alguma correção. 
4.  O Sermão do Monte vem a ser :    A Constituição do Reino  e ao mesmo tempo são  Receitas de Felicidade. 
Não 4. O Reino de Deus pode ser visto no mundo hoje?  Lucas 17:20 e 21, 13:18 e 19, Mat. 13:38
Se os princípios do Reino estão dentro de você, você faz parte dele.
Nas palavras introdutórias do Sermão do Monte, Cristo trata do desejo supremo de cada coração humano – a felicidade. Cristo proclama que o principal objetivo do reino é restaurar nos corações a felicidade perdida no Éden e que aqueles que decidirem entrar pela porta estreita e pelo camnho apertado encontrarão a verdadeira felicidade.
 5. Como deve ser o estilo de vida do cidadão do Reino dos Céus? Quem são os cidadãos do Reino?
Quais são os traços de caráter dos cidadãos do Reino, que os torna bem aventurados?
 
As bem-aventuranças como o fruto do Espírto, são parte de um todo; elas caminham juntas. O candidato ao Reino de Deus possuirá todas aquelas graças.  
 Quem são os Pobres de Espírito?  Mateus 5:3,
“Os que sabem que não se podem salvar a si mesmos, nem de si praticar qualquer ação de justiça, são os  que apreciam o auxilio que Cristo pode  conceder.  São eles os pobres de espirito, aos quais Ele declara bem-aventurados.” O Maior Discurso de Cristo, EGH.
A noção da deficiência espiritual significa certa honestidade e humildade em reconhecer as poucas posses espirituais.
“Bem aventurados, disse (Cristo), são os que reconhecem sua pobreza espiritual, e sentem sua necessidade de redenção. O evangelho deve ser pregado ao pobre, não ao espiritualmente orgulhoso, o que pretende ser rico e de nada necessitar, é ele revelado mas aos humildes e contritos.”
Por que Deus escolheu os pobres e não os ricos para herdarem o reino? Tiago 2:5, Marcos 10:23 e 24.
Qual  o ex. de pobre de espirito que Jesus nos deu? Luc 18:9-14
Em Jer. 17:9, “Enganoso e o coração mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?   Ë possível sermoa orgulhosos de nossa pobreza de espirito a menos que olhemos para Cristo, pois unicamente conhecendo-O viremos a conhecer os motivos de nosso coração. “Os lábios podem expressar  uma pobreza de alma que o coração não reconhece, Ao passo  que fala a Deus de pobreza de espírito, pode o coração ensoberbecer-se com a presunção de sua humildade superior e exaltada justiça.”  Parábolas de Jesus pg 159, EGW

Qual o maior Ex de Humildade? Fil 2:5-8

Nenhum comentário:

Postar um comentário