Far-Me-ão
Um Santuário
Hebreus 9: 1 a 5
Os capítulos 25 a 40 de Êxodo descrevem o tabernáculo de forma detalhada. Dividia-se em três partes: o pátio onde se encontravam o altar dos holocautos e a bacia de cobre, o lugar santo do santuário, contendo o candelabro de ouro de sete lâmpadas, a mesa dos pães da proposição e o altar dos incensos; o lugar santíssimo do santuário, separado do lugar santo por um véu, contendo a arca da aliança na qual estavam depositadas as duas tábuas de lei, coberta por uma tampa ou propiciatório contendo de cada lado um querubim esculpido, de ouro maciço.
2.
Como
simbolizavam as três partes do tabernáculo (pátio, lugar santo e lugar
santíssimo), com o seu mobiliário e seus serviços, as etapas que
progressivamente devem levar o crente à santidade?
Encontramo-nos perante este duplo
milagre: o homem, reconhecendo-se culpado diante de Deus e confessando seu
pecado implorando a graça; Deus perdoando o pecador arrependido (através dos
méritos de Cristo) e reabilitando-lhe os seus títulos de nobreza perdidos no
Éden. Há portanto:
1o. reconciliação pela expiação, a mediação, a confissão, depois a purificação e a consagração: verdades tornadas sensíveis por meio do pátio;
2o. adoração e santificação: verdades tornadas sensíveis no lugar santo;
3o. união e comunhão: verdades tornadas sensíveis no lugar santíssimo.
Êxodo 29: 38 a 42
Levítico 23:27 a 31
Levítico 16
a. o sacrifício diário processa-se como nos outros dias;
b. o sumo sacerdote oferece um bezerro e um cordeiro em sua própria intenção e de sua casa;
c. oferece um cordeiro em holocausto pelo povo;
d. tira sortes sobre os dois bodes;
e. oferece o sacrifício do bode para Jeová;
f. leva sangue deste bode ao lugar santíssimo, purificando assim o santuário;
g. envia ao deserto o bode oara Azazel.
Daniel 8:14 a. o sacrifício diário processa-se como nos outros dias;
b. o sumo sacerdote oferece um bezerro e um cordeiro em sua própria intenção e de sua casa;
c. oferece um cordeiro em holocausto pelo povo;
d. tira sortes sobre os dois bodes;
e. oferece o sacrifício do bode para Jeová;
f. leva sangue deste bode ao lugar santíssimo, purificando assim o santuário;
g. envia ao deserto o bode oara Azazel.
O santuário terrestre, "símbolo para o tempo atual", compreendia por natureza um serviço imperfeito; o seu sacerdote e os seus sacrifícios não podiam "levar os assistentes à perfeição", pois é impossível que o sangue de bezerro e de bodes tire os pecados (Hebreus 9:9; Hebreus 5:1 a 4; Hebreus 7:28; Hebreus 10:1 a 4). O santuário celeste, com seu sacerdote e seu sacrifício é a própria expressão da perfeição, pois Jesus Cristo, "o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo", que é simultaneamente o sumo sacerdote e a vítima, "é perfeito para a eternidade". (João 1:29; Hebreus 9:28)
Números 14:34 - Ezequiel 4:6
Daniel 9:20 a 27
Em 1844.
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