sábado, 1 de outubro de 2016

AS OBRAS DE DEUS



ESBOÇO 516
TEMA: AS OBRAS DE DEUS
 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas” (Ec 11:5)
Neste versículo são aludidas três coisas que Salomão fez questão de afirmar: Não sabermos “o caminho do vento, como se formam os ossos no ventre da que está grávida e as obras de Deus, que faz todas as coisas”. Estaremos versando sobre a terceira parte deste versículo, que é o trabalhar de Deus em nossas vidas.
A LIMITAÇÃO HUMANA
A brevidade da vida nos limita a ter maior conhecimento sobre Deus (Jó 8.9; Sl 73.22), como também a respeito do nosso futuro (Ec 8.7), da mesma maneira os imprevistos males futuros (Ec 9.12), e sobre o mistério da vida (Ec 11.5) e os mistérios que envolvem a nossa espiritualidade ((Jo 3.8). Por mais que o homem se esforce não conseguirá entender o trabalhar de Deus (Ec 8.17) e tão pouco enumerar (Sl 40.5).
O TRABALHAR DE DEUS
Deus opera em nós tanto o querer como o efetuar (Fp 2.13), no entanto devemos conhecer nas escrituras sobre alguns personagens conhecidos como heróis da fé, Abraão, José, Moisés e muitos Profetas e Reis que deixaram legados que marcaram a história da humanidade (Hb 11.). Abrão foi tirado da sua terra do meio da sua parentela para que todas as nações fossem beneficiadas pelo seu exemplo de fé; José desde menino recebia revelação divina sobre a sua exaltação; Moises foi constituído por Deus para libertar os israelitas da escravidão. Todos estes passaram por muitas dificuldades que lhes pareceriam não superar, mas isso fazia parte dos planos de Deus na vida deles.
PARA VER O AGIR DE DEUS É PRECISO:
(1) Um viver diário do exercício da fé (Hb 11.1,6; (2 Co 5.7); Mt 8.5-13); (2) Depender inteiramente do Senhor (Sl 16.1; 18.2; 71.1; I Pe 2.6); (3) Crer que não está só (Sl 37.28; Sl 23, Mt 28.20); (4) Crer que Ele trabalha ininterruptamente por você (Is 40.28); (5) Orar para receber revelações divinas (Jr 33.3); (6) Ter a certeza que Deus está agindo, mesmo que não entenda os caminhos dele, e nem os seus pensamentos (Is 55.8,9); (7) Não desanimar, mas receber o encorajamento divino (Is 7.4; 2 Co 4.8).
O AGIR DE DEUS
Houve momentos que o agir de Deus entrou em ação para prover sustento e dar livramento a seu povo. O senhor fez as águas do mar se tornarem doce (Ex 15.23-25); Deus alimentou no deserto o seu povo com o maná (Ex 16.35); Fez sair água da rocha (Ex 17.6); Moisés venceu os Amalequitas com as mãos levantadas (Ex 17.11-13); O Profeta Elias após a perseguição de Acabe foi sustentado pelos corvos (1 Rs 17.6); Elias estando na caverna ouviu um som suave lhe tranquilizando (I Rs 19.12,13). Muitas vezes não temos a dimensão do agir de Deus porque não apuramos a nossa visão na providência divina, Geazi não tinha essa visão (2 Rs 6.15-17).
Amados, Deus não está obrigado a fazer tudo o que eu queira, é muito natural vermos os deterministas querendo forçar a Deus realizar as suas vontades, no entanto essa tratativa é muito comum em nossos dias que “coloque Deus na parede” essa não é a maneira correta, Deus agir quando nos humilhamos (1 Pe 5.6). Deus não é secretário particular, nem empregado de quem quer que seja. Deus é insondável e soberano em seus propósitos, grande em poder, inalcançável em sua soberania, somos limitados, sobretudo diante da magnitude dele a quem servimos, ele está a contemplar os enfraquecidos e contritos (Is 57:15), se não entendemos agora o trabalhar de Deus, fiquemos tranquilos certamente entenderemos depois.
“Desde a antiguidade não se ouviu, nem com os ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele esperam” (Is 64:4).
Pr. Elis Clementino – Paulista - PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário