ESBOÇO 530
TEMA: CONHECENDO A DEUS
“Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor” Os 6.3.
Quando falamos sobre Deus, julgamos ser
ele um ser criador de todas as coisas, é impossível definir a sua pessoa, eternidade
e divindade com detalhes. Dele emana uma imensidão de princípios que comprovam
a sua existência, Deus é a causa de tudo que existe e sem ele nada existiria
(Gn 1.1). A Bíblia apresenta Deus um ser infinito, eterno e auto existente e a
causa primária de tudo quanto existe (Sl 90.2). Ele precede a toda criação da
terra e independe dela (1 Tm 6.16; Cl 1.16), ele revelou a sua imagem como um
ser pessoal quando criou Adão e Eva (Gn 1.27;26), tanto o homem quanto a mulher
foram a criação especial e não um produto da evolução (Gn 1.27; Mt 19:4; Mc
10:6). Eles foram criados a “imagem” e “semelhança” de Deus, somente dessa
forma eles poderiam comunicar-se e ter comunhão com o seu criador. Deus pode ser conhecido verdadeiramente (Jo 17.3),
ainda que não possa ser conhecido inteiramente (Sl.139.6; Rm.11.33-34).
I. O que nos leva a crer em
Deus?
(1) Toda obra tem um autor, a natureza é umas das obras que
confirma a existência de um ser sobrenatural, glorificamos a Deus por criar
todas as coisas de forma tão bem ordenadas (Sl 74.16; Sl 19.1-6; Sl 118.24; Jr
27.5); (2) As escrituras nos revelam a sua grandeza (Mt 22.29; Jo 5.39); (3) A fé, é através dela que confirmamos a
sua existência, de fé em fé o descobrimos se m nenhuma comprovação científica
(Jo 4.24; Hb 11.1,2; Rm 1.17).
II. Os atributos exclusivos
de Deus
(1) O que chamamos de atributos? Aquilo que é próprio ou peculiar
de alguém ou de alguma coisa, sinal ou distintivo, qualidade que se dá ao
sujeito (homem, pessoa, indivíduo); (2) Os seus atributos exclusivos, ou seja,
atributos que ninguém tem, só Ele (Sl 139.7,8).
III. Quais são esses
atributos exclusivos de Deus?
a) Onipresença,
onipresente ou ubíquo significa que Deus está em todos os lugares a um só tempo
(Sl 139.7-12; Jr 23.23,24; At 17.27,28); b) Onisciência é saber de todas as coisas (Sl 139.1-6; 147.5); Ele
conhece não somente nosso procedimento, mas os nossos pensamentos (1 Sm 16.7; 1
Rs 8.39; Sl 44.21; Jr 17.9,10); Quando a bíblia fala da presciência de Deus,
fala que ele conhece com precisão a condição de todas as coisas do passado,
presente e futuro. A presciência de Deus não é um determinismo filosófico, ele
é plenamente soberano e poderoso para tomar decisões e alterar seus propósitos
no tempo e na história segundo a sua própria vontade e soberania. Ele não é
limitado a sua própria presciência (Nr 14.11-20; 2 Rs 20.1-7); c) Onipotência, isso indica que ele detém
o poder total sobre todas as coisas (Sl 147.13-18; Jr 32.17; Mt 19.26; Lc 1.37)
devemos entender que Deus não usa o seu poder em totalidade em todos os
momentos e nem indiscriminadamente, muitas coisa Deus não opta por não fazer,
temos um exemplo anterior em (Nr 14.11-20), Deus muda de acordo com o coração
do homem quando se arrepende; d) Transcendente,
Ele transcende a todas as coisas, ou seja, está acima de tudo (metafísico)
indiferente e independe de qualquer coisa por ele criada (Ex 24.9-18; Is 6.1-3;
I Rs 8.27; Is 66.1,2; At 17.24,25). e)
Eterno, indica que ele é de eternidade a eternidade, Deus não é, e nunca
foi limitado ao tempo do homem (Sl 90.1,2; 102.12; Is 57.12; Sl 90.4; 2 Pe 3.8;
Ele é o “EU SOU” Ex 3.14); Jo 5.8); f) Imutável,
significa que Deus não muda e seus atributos não são inalteráveis; perfeições e
propósitos sobre a raça humana (Nr 23.19; Sl 102.26-28; Is 41.4; Ml 3.6; Hb
1.11,12; Tg 1.17), isso não significa que Deus não altere seus propósitos
temporários ante o proceder humano ver (Jn 3.6-9). Deus pode alterar sim os
seus propósitos temporários em relação ao homem, quando este se arrepende, ou
seja, é condicional (2 Cr 7.14); g) Perfeição
e santidade, Deus detém toda santidade, ele é absolutamente isento de
pecado e perfeitamente justo (Lv 11.44,45; Sl 85.13; 145.17; Mt 5.48). A única
coisa que o homem não herdou de Deus foi o pecado, porque Deus não peca (Nr 23.19;
2 Tm 2.13; Tt 1.2; Hb 6.18). A sua santidade está incluída nos seus propósitos
para com o homem; h) Ser trino e uno,
Ele é um só Deus (Dt 6.4; Is 45.21; 1 Co 8.5,6; Ef 4.6; 1 Tm 2.5), isso é
manifesto em três pessoas, Pai, filho e Espírito Santo (Mt 28.19; 2 Co 13.14; 1
Pe 1.2), Cada pessoa é plenamente divina e igual, não são três deuses, e sim um
só (único) Deus. (MT 3.17; Mc 1.11).
IV. Os atributos morais de
Deus.
Os atributos de Deus têm certa semelhança com as qualidades
humanas, é claro que os atributos de Deus existem em grau infinitamente
superior aos dos homens.
V. Quais são os atributos
morais de Deus?
1. Bondade, o Senhor é
bom para todos (Sl 25.8; 106.1; Mc 10.18); 2. Amor (Rom 5.8; Jo 3.16; 1 Jo 4.8) a sua maior manifestação de amor
foi enviar o seu filho para morrer em lugar dos pecadores (1 Jo 4.9,10; Jo
16.27); 3. Misericordioso e clemente é
Ele quem nos perdoa (Ex 34.6; Dt 4.31; 2 Cr 30.9; Sl 103.8; 145.8); 4. Compassivo significa sentir tristeza
pelos sofrimentos alheios com desejo de ajudar (2 Rs 13.23; Sl 86.15; 111.4; Sl
78.38); 5. Paciente (Ex 34.6; Nr
14.18; Rm 2.4; 1 Tm 1.16) Deus é paciente para com toda humanidade, e concede
oportunidade a todos que se arrependem (2 Pe 3.9); 6. Verdade, Deus é a verdade, e a sua verdade foi revelada aos homens
por Jesus, Eu sou o caminho, a verdade e a vida (Jo. 14.6); 7. Fidelidade, Deus é fiel em todas as
coisas, a sua fidelidade é para sempre e principalmente para com aqueles que
guardam a sua palavra.
Louvamos a Deus pelo esclarecimento que a
sua palavra nos trás ao seu respeito, isso é um verdadeiro alimento espiritual,
devemos conhecer a Deus para que tenhamos mais aprofundamento na nossa comunhão
e intimidade com Ele. Podemos ver em parte o que nos leva a crer em Deus, a
trindade, atributos exclusivos de Deus e os atributos morais. Deus é insondável
e muito pouco se sabe dele.
Pr. Elis Clementino –
Paulista – PE
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