JUÍZES
O livro do livro de Juízes
O nome juízes (hebr. Shofetim)
designa, no Antigo Testamento, uma série de personagens que se esforçaram em
dirigir o povo e mantê-lo a salvo da hostilidade e do domínio dos seus vizinhos
(Ver a Tabela Cronológica). Esses personagens viveram durante o
período compreendido entre a morte de Josué e os anos imediatamente anteriores
ao início da monarquia de Israel (séculos XIII-XI a.C.). Mais do que juízes no
sentido estrito de administradores da justiça, eram heróis que,
de modo ocasional, guiaram as tribos israelitas na sua luta para permanecer nos
territórios conquistados (2.16).
De fato, a raiz verbal de onde procede o
substantivo hebraico traduzido por juiz possui também os
significados de guia, direção e governo. E é
muito provável que a idéia de governar seja a original e que dela se tenha
derivado a idéia de julgar, visto que o poder de julgar é uma responsabilidade
inerente ao governante ou ao aparato de governo.
O livro dos Juízes (= Jz) narra
algumas das ações de guerra nas quais aqueles heróis lideraram uma ou mais
tribos de Israel. Em situações difíceis, quando inimigos externos ameaçavam a
sobrevivência do povo em Canaã, vê-se que “o Senhor lhes suscitou libertador, que os libertou”
(3.9).
Embora o caráter militar desses juízes seja
evidente, o livro ressalta que todos eles atuaram como instrumentos do Senhor, suscitados e movidos pelo seu
Espírito para levar a cabo uma missão especial, em um determinado momento e por
um tempo limitado. Nas proezas que realizaram, sempre se revelou o poder de
Deus, que, apesar das freqüentes atitudes reprováveis dos israelitas, nunca
deixou de cuidar deles com solicitude paternal e de sustentá-los para que não
sucumbissem vítimas das suas vicissitudes.
Na descrição dessas personagens não existe um
padrão comum de identificação. Assim, Débora se distingue como uma profetisa
que, ao pé de uma palmeira, governa o povo e atende àqueles que solicitam a sua
mediação em casos de litígio (4.4-5); Gideão é um camponês de humilde classe
social (6.11); Jefté, filho de uma prostituta, liderou, ao que parece, um bando
de malfeitores (11.1,3); e Sansão, o jovem celebrado pela sua excepcional força
física (16.3), não consegue resistir aos encantos de uma mulher filistéia
(16.17).
Conteúdo do livro de Juízes
A história dos juízes no livro se
reduz a uma série de narrações episódicas e desconexas. E o tratamento
literário que os protagonistas recebem é muito desigual, pois, enquanto a
alguns poucos são dedicados vários caps. (Débora, Gideão, Jefté, Sansão e
Mica), de outros apenas se menciona o nome, acompanhado, se muito, de uma
brevíssima informação pessoal (Otniel, Eúde, Sangar, Tola, Jair, Ibsã, Elom e
Abdom).
Ao contrário, tem-se observado que os episódios
registrados em Juízes se ajustam a um certo modelo redacional,
em virtude do qual nos é possível perceber uma espécie de visão global da época
em questão. Esse modelo, geralmente definido como “esquema de quatro tempos”, é
como segue:
Primeiro tempo: Fidelidade do povo. Sob
a liderança de um juiz que governa ou dirige, o povo se mantém fiel ao Senhor e vive um período de paz e
prosperidade (3.11,30; 5.31; 8.28).
Segundo tempo: Infidelidade do povo. Após
a morte do juiz sobrevém um período em que os israelitas “tornaram a fazer o
que era mau perante o Senhor”
(4.1; 13.1), apartam-se do Senhor e
vão “após outros deuses, dentre os deuses das gentes que havia ao redor deles”
(2.12-13; 3.7; 10.6).
Terceiro tempo: Ira de Deus. A
infidelidade de Israel provoca a ira do Senhor,
que entrega o povo nas mãos dos seus inimigos (2.14,20-21; 3.8; 4.2; 10.7).
Quarto tempo: Arrependimento de Israel. Submetidos
à opressão dos seus vizinhos, os israelitas lamentam haver sido infiéis
ao Senhor. Arrependidos,
suplicam o seu auxílio (3.9,15; 4.3; 6.6), e ele lhes suscita um “juiz”, um
libertador que os salva das suas angústias e dos seus males (2.16; 3.9,15).
Israel recupera a liberdade e vive em paz durante quarenta anos (3.11;
5.31; 8.28; como exceção, em 3.30 se lê oitenta anos, que
equivale a duas vezes quarenta anos). No final desse período em que
o país “repousa”, começa o ciclo novamente.
Esboço do livro de Juízes:
1. Introdução geral ao período dos juízes (1.1—3.6)
a. Os israelitas se estabelecem em Canaã (1.1—2.5)
b. Síntese histórica do período dos juízes
(2.6—3.6)
2. Os juízes de Israel (3.7—16.31)
a. De Otniel a Sangar (3.7-31)
b. Débora, a profetisa (4.1—5.31)
c. Gideão e Abimeleque (6.1—9.57)
d. Tola e Jair (10.1-5)
e. Jefté (10.6—12.7)
f. De Ibsã a Abdom (12.8-15)
g. Sansão (13.1—16.31)
3. Apêndices (17—21)
a. O sacerdote Mica e os danitas (17.1—18.31)
b. O levita e a sua concubina. A guerra contra os
benjamitas (19.1—21.25)
hebr. hebraico
a.C. antes
de Cristo
caps. capítulos
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